Wednesday, June 20, 2007

Lixo Tecnológico

Sei ver as vantagens das nets de computadores! O avanço que é poderes ligar o mundo através de redes. Mt bom.. Mas também, nao convêm cairmos em exageros! Faz-me confusão a dependência com que o pessoal começa a ficar em novas tecnologias.. Aparelhos interligados, tudo controlável, tudo comandado à distancia, tudo incluindo tu sempre acessível, sempre monitorizado (one way or another)..

Acho que é preciso ter calma e não abraçar tanto as novas tecnologias! Iram ser o nosso declinio mais cedo ou mais tarde..

Isto tá a chegar a um ponto em que nem vais precisar de mexer um dedo para fazer seja o q for.. Caimos no sedentarismo cada vez mais. Se ficamos sem internet andamos perdidos sem saber o que fazer.. O mundo tá a chegar a um ponto em que já nem há nada de interesse, a não ser o novo avanço tecnológico que acabou de sair.. Avanço esse que nos vai "ajudar" no dia a dia, ou entao não.. Pois na nossa cegueira da coisa nem vemos os maleficios que daí advêm.. A dependencia nunca é boa, seja lá no que for (OK OK! vamos ser sempre dependentes de oxigenio e tal.. mas isso nao conta ;)).

Uma coisa é teres uma máquina que amplifica som, outra que lê cd's e etc's, outra que faz sei la o q.. Outra coisa é teres um monstro qq tecnologico que faz tudo, q tem gps, q sabe sempre onde tas que tb é o teu bloco de apontamentos, o teu mail, a tua agenda, a tua tv, o teu stereo, o teu despertador, o teu calendario, a tua namorada, etc.. Ai começamos a cair no exagero tecnológico, no monstro!
Reparem, a malta começou a notar que o sedentarismo não é bom! Então toca a fazer exercicio.. Aonde? Em ginásios calro! :S Mais um monstro tecnológico.. Tens a tua chave com os teus dados, o teu peso, batimento cardiaco, hábitos de vida (fumar, dietas, etc..). Metes-te em máquinas mais uma vez, pedalas a caminho de lado nenhum ouvindo sons gravados a ver imagens gravadas, corres a caminho de lado nenhum.. Até aqui andas abraçado às novas tecnologias, mergulhado num mundo virtual.. Será que facilitam mesmo a vida? Ou apenas nos parece que sim e vamos atrás disso para gaudio dos seus criadores e vendedores..
O próprio conceito de domótica causa-me arrepios.. Para quê ter uma casa que sabe por onde andas e vai acendendo as luzes automaticamente? para que ter um frigorifico com tv e ligado à net? Não será já exagero? Para que tudo, tudo automático? Custa assim tanto carregar no interruptor da luz? Custa assim tanto ir descer um pouco mais o estore? Ou subir? Custa assim tanto levantar o cu do sofa e ir virar o disco??
Quantos de nós passamos por um parque ou praia e anda o pessoal todo de phones nos ouvidos? Ou a jogar na psp ou semelhante? Para quê phones num parque quando tens os sons da natureza? É a tal coisa, andas desligado, tens que continuar desligado e para tal ligas-te a um outro mundo.. Cais na banalização e na superficialidade tecnologica... (and the rate is acelerating...)

Mas isto é apenas a minha visão da coisa, atenção! Trabalho no topo da tecnologia, dai a minha revolta tb.. Dai eu gostar tanto de vinil, penso que de certa forma, mais ou menos inconsciente, gosto do conceito analogico da coisa! Não há cá conversões digitais, chips maravilha, apenas uma agulha um prato e um amplificador (e claro as colunas) e aquilo funciona! Não é genial? Por incrivel que pareça ainda é o melhor sistema anticópia do mercado!
Noutro dia a falar com um primo meu mais novo, 20 anos, calhou em conversa dizer que não tinha tv em casa porque não via.. Pergunta imediata: "NAO TENS TV???? COMO CONSEGUES?? O QUE FAZES QUANDO TAS EM CASA? Jogas computador??"
E eu pouco ou nada jogo :p.. enfim... O mundo anda perdido..

Progressos?? Sim claro, não sou contra o progresso, mas será isto progresso? Esta vida capitalista? Este mundo em que acordamos levantamo-nos vamos pro trabalho, stressamos na ida, stressamos na volta, tudo a correr de um lado pro outro. Temos que ganhar dinheiro! Mais e mais dinheiro. Para aumentar a qualidade de vida claro! Voltas do trabalho tarde, estafado, e ainda tens de lavar roupa, cozinhar, lavar loiça, queres ver um filme ou ir a um concerto ou teatro e no meio disto tudo também queres fazer algum desporto e reparas que nao tens tempo, porque tens de ir dormir, tens de descançar para amnha de manha acordar ir pro trabalho (isto sem putos ao barulho.. ai entao jasus)... Pior chegas a casa e a domotica esta estragada por alguma razao, ou o pc nao liga.. irritas-te e sentes-te perdido, sem razão.
Na minha visao da coisa a humanidade anda cada vez mais perdida, mais deprimida, mais afastada...
É claro que nem vale a pena falar dos estragos feitos no planeta após a revolução industrial... A curva é assim pro exponencial com certeza.

Não abomino a tecnologia por completo, apenas me faz confusao onde isto está a chegar e assusta-me para onde isto poderá ir.. Afinal de contas tenho um portatil e um ipod tb! No entanto o meu telm é quase do sec passado.. Monocromatico e tudo como eu gosto! dá pra telefonar e enviar sms.. Mais que isso nao preciso nem me faz sentido sequer.. O problema talvez nem seja a tecnologia, mas sim o uso e abuso que dela fazem.
Daqui a uns tempos vai ser raro encontrar um mecanico daqueles à séria (ok, talvez seja exagero, mas estes estão a acabar.. são um nicho e apenas existem por fascínio das máquinas antigas muito mais mecanincas e menos electrónicas que as de hoje), ou um carpinteiro que nao precise de um pc pra fazer o desenho das peças e simulações de fisica a ver se aquilo aguenta com o peso e tudo e tudo.. Estamos a perder o feeling da coisa, estamos a virtualizar tudo e mais alguma coisa!
Os computadores ajudam e muito em muitas coisas, mas malta.. Vá lá! Vamos lá ter calma..

Não tenho muito jeito para me exprimir por escrito, acredito que não me tenha feito entender na verdadeira essência da minha visão da coisa. Anyway.. Ca está.. O proximo flagelo da humanidade (isto se nao nos matarmos até lá..).

3 comments:

Unknown said...

very good.
em termos globais vai ser dificil, quase impossivel inverter essa tendencia.

em termos pessoais, sinto um pouco o mesmo... cada vez menos gosto de tar em casa em frente ao PC (ok, tmb passo o dia todo nisso), mto menos a jogar (salvo algumas excepções)

O exemplo do parque e de ouvir os sons é óptimo ... cada vez mais estamos insensiveis a essas pequenas coisas.

outro exemplo é o da leitura. qd era puto, até 13-14 anos devorava livros de todos os tipos e feitios.
nessa idade apanhei-me com um PC à frente, e depois internet, e deixei de ler praticamente. a minha crença nessa altura é que já não valia a pena "perder tempo" a ler, pois encontraria tudo na internet.

hoje em dia estou a recuperar o prazer de ler e a aperceber-me de que, até posso encontrar tudo na internet, mas a "forma", ou digamos, "o processo" é que interessa... os rituazinhos de pegar num livro, ir pro jardim, pro sofá, para a espreguiçadeira com um copo de vinho, whatever o que seja dificil de esxplicar (tecnincamente posso pegar num copo de vinho e ir pro PC, nem é essa a questão :P) é que interessam!

é facilimo perdermos noção disso ... e dificil apercebermo-nos dessa perda.

Antonio said...

A televisão tira a "vontade", com excepção de alguns filmes eróticos, claro...

A maneira mais rápida de acabar com uma elação é ligar a TV...

Anonymous said...

com toda a obcessão pela internet, e sms e messenger e essas maneiras de comunicação rápida estamos a abdicar dos momentos humanos reais.

De ver e ser visto. De conversar das coisas que não seja por sms, eu vejo gente a mandar mais de mil mensagens por dia...é incrivel porque já nem precisam de olhar para o telemovel quando escrevem, e é assim que conversam com as pessoas, que flirtam, começam e acabam namoros...